Agitos da Gávea











{novembro 30, 2006}   Trabalho Voluntário

A triste realidade brasileira, em uma sociedade calcada na disparidade econômica e social, no abismo criado entre ricos e pobres, que são a grande maioria, muitos vivendo em condições de miséria, tem despertado cada vez mais o interesse de jovens universitários pelo trabalho voluntário.  A ONG Consciência Cidadã, situada na Puc-Rio, é um exemplo disso.

A idéia foi criada por alunos da disciplina de Direito Constitucional. Frustrados por constatarem que quase nada do que aprendiam era colocado em prática, os alunos resolveram fazer algo para mudar essa perspectiva. No início de 2001 surgia o Projeto Consciência Cidadã, onde eram oferecidas aulas de direitos humanos para alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da rede pública, em escolas da Gávea.

consciencia2.jpg

A iniciativa tomou maiores proporções, e em 2004 foi criada a ONG Consciência Cidadã. O então projeto homônimo passou a se chamar Oficinas, oferecendo aulas para alunos de 5ª a 8ª séries, que têm o intuito de passar valores como cooperação, solidariedade e os direitos e deveres do cidadão.

Há dois anos praticando o trabalho voluntário, Roberto Gevaerd, 22 anos, aluno do 2º período de Administração de Empresas da Puc-Rio e Diretor Financeiro da ONG, começou a participar do projeto para contar créditos como atividade complementar do curso de Direito. “No começo eu dava aulas de cidadania, abordando temas como dignidade humana e auto-estima. Gostei do trabalho e não saí mais”, diz.

Hoje, o Projeto Oficinas tem a duração de um ano, dividido em quatro etapas que abordam os seguintes temas: valores humanos, meio-ambiente, qualidade de vida e noções de cidadania. Cada oficina tem a duração de 50 minutos e é oferecida uma aula por semana.

Para participar do projeto, basta ter boa vontade e estar disposto a contribuir. Profissionais e alunos de qualquer área podem entrar no projeto. O trabalho é não-remunerado e tem uma carga horária semanal de 6 horas.

Por Sérgio Luz

Contato: contato@consciênciacidada.org.br 

Mais informações sobre o projeto: www.conscienciacidada.org.br



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: