Agitos da Gávea











{outubro 23, 2006}   Um pedaço da Lapa na PUC

samba.JPG 

Durante este ano, o samba de raiz vem ocupando um espaço maior nas noites cariocas e no cenário da música de uma maneira geral no Rio. Os redutos boêmios, em especial a Lapa, estão “entrando na moda” e sendo cada vez mais procurados não só pelos tradicionais amantes das gafieiras, mas também pelos jovens que estão descobrindo a admiração e o gosto por esse estilo musical.  Para os estudantes da PUC que curtem o gênero, o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS) criou uma opção de entretenimento longe dos famosos redutos boêmios da cidade. O evento conhecido como “Samba do CACOS” faz a casinha do centro acadêmico virar um espaço para os amantes do samba curtirem um som ao vivo e socializarem com estudantes de todos os cursos da faculdade.   

A idéia do evento surgiu no início do ano passado quando, durante a reforma do Centro Acadêmico, foi decidido colocar um tablado dentro da casa. Com o pequeno “palco” instalado, os músicos (e aspirantes) encontraram na casinha um local para pequenas apresentações. A partir daí, aos poucos o C.A foi ganhando iluminação para pequenos shows. A escolha pelo samba, segundo o co-fundador e organizador do evento, Manoel Caetano, surgiu como conseqüência de todo o resto. “As pessoas chegavam com seus instrumentos e o samba ia surgindo. Daí o público passou a aparecer na casinha para ouvir o sambinha, que terminou se encaixando no perfil da galera que freqüenta o lugar”, conta Manoel.  

O pequeno tablado hoje é palco para várias bandas se apresentarem. Os músicos que participam concordam que o Samba é uma oportunidade para os alunos curtirem uma boa música e socializarem. Afinal, o samba já virou tradição na Vila dos Diretórios da Faculdade, e vem atraindo pessoas de dentro e fora da faculdade. 

 – Eu acredito que o que realmente atrai a galera é o fato de ser dentro da PUC. A universidade é um ambiente jovem, freqüentado por gente jovem. Tem aquele pessoal que vai porque já está lá mesmo. Tem a galera de fora que vai porque os amigos chamam. Enfim, o Samba acabou virando um “pré-night” para o pessoal nas sextas de noite. – explica Gustavo Freitas, 22 anos, aluno de Engenharia do CEFET, e integrante da banda “Calço de Mesa”, que toda a semana se apresenta na Lapa, e esporadicamente toca no evento da PUC.

Os alunos da Universidade aprovam o Samba do CACOS, “Eu só acho que as bandas podiam variar um pouco o repertório e que podia ser num lugar maior. Mas no geral, o Samba é muito legal”, afirma Laura Rios, 19 anos, aluna de Comunicação da PUC, que freqüenta o samba sempre que pode. Hoje, o evento acontece alternadamente às sextas-feiras, das 19h às 23h.  O C.A tenta sempre atender aos pedidos dos alunos. Atualmente outros eventos com diferentes estilos musicais vêm sendo organizados e já começaram a acontecer (como por exemplo, o “CACOS Eletrônico”, para os amantes da música eletrônica).  

– O CACOS busca fazer do centro acadêmico não ser só um lugar de discussões acadêmicas, mas também ser um lugar de socialização para a galera. A gente tenta atender aos pedidos que surgem, mas eu acredito que o samba vai sempre ser o estilo que realmente atrai a galera. – conta Manoel.  

Por Carolina Ruiz 

Agitos da Gávea agradece: Foto por Flávio Heydt Pingarilho (Revista Pilotis)



natalia says:

eu ainda naum tive a oportunidade, e por oportunidade quero dizer q ainda naum me organizaei o suficiente, de conhecer o sambinha, mas ainda hei de faze-lo!!!!!!!!!
agora sobre o texto, carolina parabens pela clareza e dinamica (textos tem dinamica? desde de qnd?!). suas palavras me fizeram lamentar ter ficado em casa nas vezes em q vc me convidou pro sambinha…..
hehehe
bjus



Márcio says:

ois..
o samba ta animando a galera aí né?!
agora curtir um samba nos fins de semana viro programa preferido pra muita gente daí do Rio…
e parabéns Carol pela matéria!!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: