Agitos da Gávea











{outubro 23, 2006}   A boa de todas as quintas

 Com mais de 12 anos de existência, o “Pires”, apelido carinhoso dado pelos alunos da PUC-Rio, é um bar na rua Marquês de São Vicente que acolhe os agitos dos universitários da Gávea. Os alunos mantêm a tradição de se encontrar no local e lá permanecem por toda a noite. O Rainha do Mar, seu nome original, foi assim batizado por causa do português conhecido como Seu Pires, antigo dono do estabelecimento. Mesmo tendo voltado para Portugal, o nome popular não saiu da cabeça dos freqüentadores, os quais o chamam carinhosamente até hoje desta maneira.           

A quinta-feira já consagrada no bar não tem um motivo formalizado. Alguns dizem que é por ser o início de toda a “agitação” do final de semana que está chegando, outros afirmam que é porque a quinta-feira é o único dia da semana em que todos os períodos da maioria dos cursos de graduação da faculdade têm aula simultaneamente. Qualquer que seja o motivo, o fato é que a quinta-feira reúne estudantes da PUC-Rio, simpatizantes e os seus já conhecidos garçons Francisco Marcolino da Silva, mais conhecido como Marcolino, e José Marcolino da Silva, o famoso Romário, irmãos que fazem a alegria da galera. 

romario-e-marcolino.jpg“Trabalho no bar faz seis anos, meu irmão há sete. Cada quinta que passa conheço novas pessoas. A rapaziada é muito simpática, e isso faz com que me sinta mais satisfeito em trabalhar aqui no Rainha do Mar”, declarou Marcolino. 

A estudante do segundo período de Comunicação da Universidade Católica, Mariana Macieira, freqüentadora assídua do local, após ouvir o comentário de Marcolino, completou: “O clima na quinta é muito bom, muito animado, encontro amigos e também conheço pessoas novas. Assim termino minhas quintas em um clima legal e relaxante.” Ela é uma das apreciadoras de uma badalação e uma cervejinha gelada de qualidade na quinta. 

“Tenho muitos amigos da PUC e venho até o Pires para passar as quintas com eles e sempre me divirto muito! Mesmo quando chove!”, disse a estudante de Direito da Cândido Mendes Thielle Motta. 

Repleto de gente bonita e interessante, em um clima de total descontração, assim são todas as quintas-feiras aconchegantes no conhecido Pires. É, portanto, uma ótima dica de socialização e de diversão no bairro da Gávea.

Por Milena Veloso 

Foto: Fábio Goulart



Priscila says:

Muito legal o blog de vocês.
Falar do pires e do samba do cacos foi uma excelente idéia.
É bom ver quando pessoas escrevem, e valorizam algo que a gente nem dava tanto valor.
Vou acompanhar as matérias desse blog, e parabéns pela iniciativa



thiago says:

Boa iniciativa de destacar os points da Gávea.

Faltou endereço e telefone do Pires paras as pessoas que não são do bairro e que querem conferir os destaques do blog.

Abraço.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: